A IDENTIFICAÇÃO DOS ALUNOS COM A MODALIDADE A DISTÂNCIA E A UNIVERSIDADE

Autores

  • Andressa Sasaki Vasques Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marina Keiko Nakayama Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando José Spanhol Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mauricio Rissi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Pedro Antônio de Melo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandre Marino Costa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gilberto de Oliveira Moritz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thiago Soares Nunes Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.15186

Palavras-chave:

educação a distância, alunos, identificação

Resumo

A modalidade a distância vem apresentando um crescimento vertiginoso nesses últimos anos no contexto brasileiro. Nessa ação, várias universidades federais estão ampliando seu alcance por meio dessa modalidade. Desta forma, esse trabalho objetiva conhecer como os alunos se identificam com a modalidade e a universidade. Quanto aos procedimentos metodológicas, classifica-se como: descritiva, estudo de caso, documental e qualitativa. As entrevistas foram feitas com alunos, gestores, coordenadores de pólo e tutores. Desta forma, pode-se concluir que o aluno opta por essa modalidade principalmente por sua flexibilidade e benefícios desta modalidade. Muitos alunos ainda sentem marginalizados pela universidade, assim, é necessário desenvolver atividades que estimulam mais a participação e a identificação dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-24

Como Citar

PACHECO, A. S. V.; NAKAYAMA, M. K.; SPANHOL, F. J.; RISSI, M.; MELO, P. A. de; COSTA, A. M.; MORITZ, G. de O.; NUNES, T. S. A IDENTIFICAÇÃO DOS ALUNOS COM A MODALIDADE A DISTÂNCIA E A UNIVERSIDADE. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 1, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15186. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15186. Acesso em: 1 jul. 2022.