Educação a Distância na Universidade de Passo Fundo: um relato de experiência

Autores

  • Ana Carolina Bertoletti De Marchi UPF
  • Isléia Rossler Streit UPF
  • Daniela De David Araújo UPF

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.15178

Palavras-chave:

Educação a Distância, formação docente e semipresencialidade

Resumo

A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que se constitui, entre outras possibilidades, como uma alternativa que viabiliza a formação continuada, oportunizando a atualização profissional e ampliando o acesso da população à educação superior brasileira. Destaca-se por suas peculiaridades inerentes à inserção, de forma massiva, das Tecnologias de Comunicação e Informação no processo de aprendizagem. Dessa forma, em número crescente, instituições de ensino superior estão somando tal modalidade à tradição do ensino presencial. Neste sentido, este artigo apresenta a experiência da Universidade de Passo Fundo no que se refere à trajetória percorrida, ao longo dos últimos quatro anos, para a implantação de ações de Educação a Distância entre suas atividades. O relato descreve o significado da EaD para a instituição, as principais políticas construídas, a importância da implantação dos 20% de semipresencialidade para a sensibilização do corpo docente e as ações para a consolidação de seu credenciamento para a área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-24

Como Citar

MARCHI, A. C. B. D.; STREIT, I. R.; ARAÚJO, D. D. D. Educação a Distância na Universidade de Passo Fundo: um relato de experiência. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 1, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15178. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15178. Acesso em: 28 mar. 2024.