SOFTMAT-OA: OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Gilmara Teixeira Barcelos UFRGS
  • Silvia Cristina Freitas Batista UFRGS
  • Patricia Alejandra Behar UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14690

Palavras-chave:

SoftMat-OA, Objeto de Aprendizagem, Formação de Professores, Matemática

Resumo

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem contribuir, de forma significativa, para o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, utilizar estas tecnologias para fins educacionais implica reflexões e análises, e engendra a necessidade de formação adequada dos professores. Visando a colaborar nesse sentido, foi desenvolvido o objeto de aprendizagem SoftMat-OA, para subsidiar a preparação de
professores de Matemática com relação ao uso pedagógico das TICs. Trata-se de um objeto fundamentado na concepção construtivista/interacionista, desenvolvido em HTML, contendo tutoriais, atividades, animações, applets, entre outros recursos, para apoiar uma oficina pedagógica relacionada ao uso de softwares na aprendizagem de Matemática. Este artigo apresenta o SoftMat-OA, seus objetivos, as concepções
pedagógicas que embasaram seu desenvolvimento e sua estrutura. São descritas as fases de concepção, planificação e implementação do objeto. Apresentam-se algumas de suas
telas e destacam-se critérios de usabilidade considerados no seu desenvolvimento. Finalizando, analisa-se uma primeira avaliação do objeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

BARCELOS, G. T.; BATISTA, S. C. F.; BEHAR, P. A. SOFTMAT-OA: OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. RENOTE, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14690. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14690. Acesso em: 17 ago. 2022.