UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O USO DA MODELAGEM COMPUTACIONAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO CEFET CAMPOS.

Autores

  • Rodrigo Garrett da Costa UFRGS
  • Liliana Maria Passerino UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14684

Palavras-chave:

Aprendizagem, Físico-Química, Lei dos Gases, Modelagem

Resumo

Relata-se a experiência no uso de um ambiente de simulação e modelagem computacional no ensino de Físico-Química. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Licenciatura
em Química do Cefet Campos, RJ, e teve como objetivos: examinar a contribuição do uso do software Modellus no processo de ensino-aprendizagem; promover um ambiente colaborativo e cooperativo entre os estudantes; verificar as modificações na Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos proporcionadas por interações sociais nesse ambiente computacional. Os resultados obtidos nos testes indicaram uma melhora significativa na compreensão dos conceitos e das representações relativas aos modelos estudados, principalmente entre os alunos que obtiveram baixo rendimento no teste inicial.

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Publicado

2008-06-30

Como Citar

COSTA, R. G. da; PASSERINO, L. M. UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O USO DA MODELAGEM COMPUTACIONAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO CEFET CAMPOS. RENOTE, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14684. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14684. Acesso em: 4 jul. 2022.