Vídeos agregam valor ao trabalho do professor de ciências da saúde

Autores

  • Maria Isabel Timm UFRGS
  • Adriana Bos-Mikich UFRGS
  • Roberto Thaddeu UFRGS
  • Ana Maria Ponzio de Azevedo UFCSPA
  • Paulo Augusto Cabral Jr. UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14679

Palavras-chave:

vídeos educacionais, ensino médico, ensino de ciência e tecnologia, tecnologia educacional

Resumo

O trabalho apresenta exemplos de vídeos produzidos para o ensino médico. Justifica o uso de vídeos nesta área para apoiar a visualização de fenômenos cuja observação in loco depende de situações não reprodutíveis - como cirurgias ou dissecações - ou exigem alta capacidade de abstração dos alunos, no caso de fenômenos microscópicos, químicos, ou moleculares. Defende que os vídeos não induzem à passividade dos alunos,, se forem produzidos de forma criativa e coerente, explorando os recursos da linguagem de vídeo associados ao potencial da tecnologia digital. Os exemplos também apresentam recursos de produção e edição, salientando-se a intenção didática ou pedagógica que gerou a escolha por um ou outro recurso. Sugere que vídeos educacionais contribuem para a aprendizagem dos alunos e agregam valor ao trabalho do professor, porque apóiam a
representação e a exposição do conhecimento e podem constituir objeto de estudo, pesquisa e profissionalização de equipes de produção, em todas as instituições que pretendem
atualizar sua base tecnológica, segundo necessidades impostas pelo Séc. XXI.

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Publicado

2008-06-30

Como Citar

TIMM, M. I.; BOS-MIKICH, A.; THADDEU, R.; AZEVEDO, A. M. P. de; CABRAL JR., P. A. Vídeos agregam valor ao trabalho do professor de ciências da saúde. RENOTE, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14679. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14679. Acesso em: 4 jul. 2022.