Esquema de integração de hipermídias adaptativas em ambientes virtuais de aprendizagem

Autores

  • Erika Handa Nozawa UFAM
  • Elaine Harada Teixeira de Oliveira UFAM
  • Rosa Maria Vicari UFRGS
  • Alberto Nogueira de Castro Júnior UfAM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14676

Palavras-chave:

hipermídia adaptativa, ontologia, Teoria da Relevância, agentes pedagógicos

Resumo

No processo de ensino-aprendizagem, muitos fatores são
importantes. Este trabalho aborda a questão de que a manutenção da atenção é fator primordial e tenta fazê-lo através do princípio da relevância. Neste caso, o sistema proposto utiliza uma ontologia de domínio da língua japonesa para tentar apresentar opções de aprendizado personalizado e direcionado ao
contexto, através de um agente pedagógico animado. Este artigo apresenta a integração dos conceitos de ontologia, Teoria da Relevância e agentes pedagógicos para a concepção de um ambiente hipermídia para auxiliar no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

NOZAWA, E. H.; OLIVEIRA, E. H. T. de; VICARI, R. M.; CASTRO JÚNIOR, A. N. de. Esquema de integração de hipermídias adaptativas em ambientes virtuais de aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14676. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14676. Acesso em: 30 jun. 2022.