Avaliação Formativa usando Objetos de Aprendizagem SCORM

Autores

  • Renato Luís de Souza Dutra UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco UFRGS
  • Liliana Maria Passerino FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14588

Palavras-chave:

SCORM, Avaliação Formativa, Objetos de Aprendizagem, Avaliação da Aprendizagem

Resumo

A Avaliação formativa tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos com a adoção de ciclos de aprendizagem e com a preocupação maior com o processo de ensino-aprendizagem. Na EAD, o processo de avaliação formativa tem sido bastante
valorizado principalmente por permitir o constante feedback aos alunos e por permitir que professores e alunos regulem o processo de ensino-aprendizagem a distância. O apoio ao processo de avaliação formativa nos diferentes Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), muitas vezes tem sido feito através de iniciativas que envolvem uso de sistemas multi-agentes e acompanhamento das atividades dos alunos. Entretanto, essas soluções possuem limitações como não a não portabilidade para diferentes AVA. Nesse sentido, a utilização de Objetos de Aprendizagem SCORM, através de seu mecanismo de rastreamento é uma alternativa de apoio à avaliação formativa garantindo total portabilidade e interoperabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Luís de Souza Dutra, UFRGS

Doutorando em Informática na Educação pelo PGIE-UFRGS, Mestre em Ciência da Computaçào pela PPGC-UFRGS.

Liliana Maria Passerino, FEEVALE

Doutora em Informática na Educação e docente na Feevale da Licenciatura em Computação.

Downloads

Publicado

2008-12-06

Como Citar

DUTRA, R. L. de S.; TAROUCO, L. M. R.; PASSERINO, L. M. Avaliação Formativa usando Objetos de Aprendizagem SCORM. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14588. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14588. Acesso em: 28 mar. 2024.