Oficina de Produção: uma ferramenta de escrita coletiva de documentos multimídia acessível a PNEs.

Autores

  • Lucila Maria Costi Santarosa UFRGS
  • Lourenço de Oliveira Basso UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14573

Palavras-chave:

Escrita coletivam, Acessibilidade, Inclusão, PNEs

Resumo

O presente artigo apresenta uma ferramenta “Oficina de Produção” para escrita coletiva/individual de documentos multimídias para ser inserida no contexto do Ambiente Virtual de Aprendizagem e Convivência - Eduquito, estabelecendo-sen também como um recurso acessível para pessoas com necessidades especiais (PNEs). A ferramenta tem como princípios básicos a flexibilidade, a interatividade, a colaboração/cooperação, a acessibilidade, a expansibilidade, a portabilidade e a reusabilidade. Espera-se que essa ferramenta contribua para a redução das barreiras entre indivíduos e tecnologia, estabelecendo-se como mais uma iniciativa no sentindo de promover a inclusão social e digital de PNEs, através de atividades que envolvam a produção textual, estimulando o seu desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucila Maria Costi Santarosa, UFRGS

Doutora em Educação. Professora/Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação-PPGEDU- e de Informática na Educação-PGIE- da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Lourenço de Oliveira Basso, UFRGS

Doutorando em Informática na Educação no PPGIE/UFRGS.

Downloads

Publicado

2008-12-06

Como Citar

SANTAROSA, L. M. C.; BASSO, L. de O. Oficina de Produção: uma ferramenta de escrita coletiva de documentos multimídia acessível a PNEs. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14573. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14573. Acesso em: 28 mar. 2024.