O Objeto de Aprendizagem LOBO como Ferramenta no Ensino Dialógico e Investigativo de Heurísticas e Metaheurísticas

Autores

  • Andre Zanki Cordenonsi UFSM
  • Felipe Martins Müller UFSM
  • Fábio da Purificação de Bastos UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14569

Palavras-chave:

Objetos de Aprendizagem, Ensino de Heurísticas e Metaheurísticas, Investigação-Ação Educacional

Resumo

O ensino de heurísticas e metaheurísticas – algoritmos utilizados amplamente na resolução de problemas complexos nas mais diversas áreas do conhecimento – é disperso na estrutura educacional superior brasileira em disciplinas da graduação e pós-graduação. O objeto de aprendizagem LOBO – Learning Object Based on Optimization), busca uma forma inovadora de discutir os algoritmos heurísticos e metaheurísticos em torno de um problema comum, através de práticas baseadas no diálogo e instigando os alunos a buscar as respostas para os problemas que são apresentados aos mesmos. Através de sua interface gráfica, que permite a manipulação de problemas de dimensões mais elevadas, o objeto se mostrou útil na demonstração dos algoritmos mais complexos, incentivando os alunos a buscar soluções mais refinadas através da visualização da sua performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-06

Como Citar

CORDENONSI, A. Z.; MÜLLER, F. M.; BASTOS, F. da P. de. O Objeto de Aprendizagem LOBO como Ferramenta no Ensino Dialógico e Investigativo de Heurísticas e Metaheurísticas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14569. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14569. Acesso em: 28 mar. 2024.