CONTRIBUIÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA ATRAVÉS DO OBJETO DE APRENDIZAGEM DECIFRANDO OS MAPAS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14489Palavras-chave:
Tecnologias da Informação e Comunicação, Objetos de Aprendizagem, Alfabetização CartográficaResumo
Ao se apropriar das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a Geografia materializa os seus conteúdos didáticos, via objetos de aprendizagem, como instrumento auxiliar do processo ensino-aprendizagem, privilegiando a interatividade entre o educando e os saberes didáticos. Nesse sentido, esta pesquisa teve como foco central elaborar um objeto de aprendizagem sobre alfabetização cartográfica e validá-lo com os sujeitos do ensino e aprendizagem de Geografia. Como objetivos intrínsecos, tiveramse: (a) investigar práticas pedagógicas para o ensino e aprendizagem de Geografia, por meio de objeto de aprendizagem; (b) desenvolver e efetivar o objeto de aprendizagem em Geografia; (c) analisar a aplicação prática do objeto de aprendizagem na quinta série do Ensino Fundamental. Ressalta-se que o objeto de aprendizagem, desenvolvido em uma perspectiva interdisciplinar e interativa, de caráter construtivista, vem a contribuir como alternativa prática e viável, atraindo e motivando, com melhores resultados, à aprendizagem dos alunos. Os aspectos positivos desse recurso didático podem ser comprovados através da validação do objeto de aprendizagem junto aos alunos de quinta série do Ensino Fundamental.Downloads
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Publicado
2008-12-06
Como Citar
GIORDANI, A.; BEZZI, M. L.; CASSOL, R. CONTRIBUIÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA ATRAVÉS DO OBJETO DE APRENDIZAGEM DECIFRANDO OS MAPAS. RENOTE, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14489. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14489. Acesso em: 31 jan. 2023.
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Artigos
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