Inferring Peer-Related Emotions in a Collaborative Learning Game

Autores

  • Edilson Pontarolo UTFPR
  • Rosa Maria Vicari UFRGS
  • Patrícia Augustin Jaques UNISINOS
  • Sylvie Pesty INP Grenoble

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14447

Palavras-chave:

modelagem afetiva do aluno, jogos pedagógicos, aprendizagem colaborativa apoiada por computador

Resumo

Este artigo apresenta um modelo afetivo para inferir emoções do aluno em um jogo de aprendizagem colaborativa. O modelo é focado na representação e reconhecimento de emoções vinculadas a uma dinâmica de colaboração (tais como orgulho, vergonha, admiração e reprovação). O modelo emprega uma abordagem cognitiva em que as emoções do aluno são representadas e inferidas pela representação da avaliação cognitiva que o aluno faz sobre a “louvabilidade” das interações colaborativas durante o jogo, de acordo com suas expectativas de padrões comportamentais. O modelo afetivo do aluno se apóia em Redes Bayesianas, através das quais são mapeadas dependências causais entre traços da personalidade, objetivos, padrões comportamentais, interações e emoções do aluno. Um jogo colaborativo que suporta mecanismos simples de interação foi implementado como protótipo de teste. Ao fazer uso deste jogo, alunos podem construir soluções compartilhadas de uma classe de problemas lógicos. As variáveis afetivas e cognitivas do modelo e suas relações probabilísticas são detalhadas e a captura de evidências da interação a partir do jogo protótipo é discutida.

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Publicado

2008-12-06

Como Citar

PONTAROLO, E.; VICARI, R. M.; JAQUES, P. A.; PESTY, S. Inferring Peer-Related Emotions in a Collaborative Learning Game. RENOTE, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14447. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14447. Acesso em: 4 jul. 2022.