Uma proposta para o desenho interdisciplinar de ambientes virtuais de aprendizagem de ciências

Autores

  • Marcelo Leandro Eichler UFRGS
  • Mario Régis Gonçalves ULBRA
  • Flávia Oliveira Monteiro da Silva
  • Fernando Junges Unipampa
  • José Claudio Del Pino UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14428

Palavras-chave:

projetos interdisciplinares, ensino de ciências, resolução de problemas, simulação

Resumo

Neste artigo, faz-se uma revisão do estado da arte sobre o desenho de materiais didáticos computacionais. Nesse sentido, demonstra-se que a utilização de cenários pode interligar as estratégias de jogo, simulação e resolução de problemas. Essa revisão é apoiada em uma pedagogia crítica, que norteia as reflexões que são desenvolvidas sobre o projeto pedagógico dos ambientes virtuais de aprendizagem. Por fim, mostra-se um exemplo do desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem com essas características. Esse ambiente tem como tema os meios de produção de energia elétrica e seus respectivos impactos ambientais e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Leandro Eichler, UFRGS

professor de química e pesquisador da Área de Educação Química (AEQ) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Atualmente está cursando doutorado em Psicologia do Desenvolvimento, nessa mesma universidade, com bolsa CAPES.

Mario Régis Gonçalves, ULBRA

Licenciado em Geografia, é professor do Colégio Cristo Redentor da ULBRA.

Flávia Oliveira Monteiro da Silva

Química, foi bolsista de iniciação científica pelo CNPq.

José Claudio Del Pino, UFRGS

Professor de química na UFRGS, com doutorado em química de biomassa. É coordenador da AEQ, com bolsa de produtividade em pesquisa pelo CNPq.

Downloads

Publicado

2003-09-29

Como Citar

EICHLER, M. L.; GONÇALVES, M. R.; SILVA, F. O. M. da; JUNGES, F.; PINO, J. C. D. Uma proposta para o desenho interdisciplinar de ambientes virtuais de aprendizagem de ciências. RENOTE, Porto Alegre, v. 1, n. 2, 2003. DOI: 10.22456/1679-1916.14428. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14428. Acesso em: 4 jul. 2022.