Reflexões sobre a Construção do Conhecimento em Ambientes de Pesquisa e de Autoria Multimídia: Uma Tarefa Compartilhada por Alunos e Professores
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14424Palavras-chave:
Softwares Interativos, Autoria Multimídia, Ambientes de AprendizagemResumo
Este artigo pretende colocar, de maneira sintética, a fundamentação teórica, as implicações pedagógicas e experiências de projetos desenvolvidos com pesquisa e autoria em ambientes multimídia, visando promover espaços mais ricos de aprendizagem. Com esse intuito, reflexões sobre as mudanças sociais e o papel da escola e do professor são colocadas de forma a motivar a incorporação das Novasm Tecnologias da Comunicação e da Informação no ambiente escolar, através do trabalho com projetos. Estimulando a pesquisa, o compartilhamento de informações, o trabalho em grupo e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de competências individuais, buscou-se analisar os possíveis ganhos pedagógicos da atitude exploratória, favorecida em ambientes multimídia, e da construção ativa. As contribuições para o papel do professor e uma aprendizagem mais significativa dos alunos são salientadas. As experiências comentadas, desenvolvidas em ambiente escolar, com grupos de alunos de Ensino Fundamental e Médio, possibilitaram uma série de reflexões a respeito de aspectos motivacionais, das competências a serem desenvolvidas e do processo de avaliação nesse contexto.Downloads
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Publicado
2003-09-29
Como Citar
KAMPFF, A. J. C.; DIAS, M. G. C. Reflexões sobre a Construção do Conhecimento em Ambientes de Pesquisa e de Autoria Multimídia: Uma Tarefa Compartilhada por Alunos e Professores. RENOTE, Porto Alegre, v. 1, n. 2, 2003. DOI: 10.22456/1679-1916.14424. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14424. Acesso em: 22 mar. 2023.
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Artigos
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