Reflexões sobre a Construção do Conhecimento em Ambientes de Pesquisa e de Autoria Multimídia: Uma Tarefa Compartilhada por Alunos e Professores

Autores

  • Adriana Justin Cerveira Kampff ULBRA
  • Márcia Gladis Cantelli Dias FSG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14424

Palavras-chave:

Softwares Interativos, Autoria Multimídia, Ambientes de Aprendizagem

Resumo

Este artigo pretende colocar, de maneira sintética, a fundamentação teórica, as implicações pedagógicas e experiências de projetos desenvolvidos com pesquisa e autoria em ambientes multimídia, visando promover espaços mais ricos de aprendizagem. Com esse intuito, reflexões sobre as mudanças sociais e o papel da escola e do professor são colocadas de forma a motivar a incorporação das Novasm  Tecnologias da Comunicação e da Informação no ambiente escolar, através do trabalho com projetos. Estimulando a pesquisa, o compartilhamento de informações, o trabalho em grupo e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de competências individuais, buscou-se analisar os possíveis ganhos pedagógicos da atitude exploratória, favorecida em ambientes multimídia, e da construção ativa. As contribuições para o papel do professor e uma aprendizagem mais significativa dos alunos são salientadas. As experiências comentadas, desenvolvidas em ambiente escolar, com grupos de alunos de Ensino Fundamental e Médio, possibilitaram uma série de reflexões a respeito de aspectos motivacionais, das competências a serem desenvolvidas e do processo de avaliação nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Justin Cerveira Kampff, ULBRA

Bacharel em Informática, Mestre em Ciência da Computação, Professora da Universidade Luterana do Brasil e do Colégio Marista Nossa Sechora do Rosário.

Márcia Gladis Cantelli Dias, FSG

Bacharel em Matemática, Mestre em Educação, Professora da Faculdade da Serra Gaúcha.

Downloads

Publicado

2003-09-29

Como Citar

KAMPFF, A. J. C.; DIAS, M. G. C. Reflexões sobre a Construção do Conhecimento em Ambientes de Pesquisa e de Autoria Multimídia: Uma Tarefa Compartilhada por Alunos e Professores. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 2, 2003. DOI: 10.22456/1679-1916.14424. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14424. Acesso em: 28 mar. 2024.