Desenvolvimento de software educacional livre e inclusão de alunos com deficiência visual

Autores

  • Mírian Bruckschen
  • Sandro José Rigo
  • Édina Fagundes

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14382

Palavras-chave:

deficiência visual, educação, tecnologia, software livre

Resumo

O desenvolvimento de software educacional que proporcione acessibilidade aos alunos com necessidades educacionais especiais é uma necessidade facilmente identificável no contexto atual. Entretanto, a grande maioria das aplicações conhecidas não atende aos requisitos de acessibilidade, e algumas das soluções disponíveis com este objetivo possuem um custo proibitivo e muitas vezes não são adequadas às
situações vivenciadas pelos alunos que as utilizam. Neste artigo, apresentamos um relato de desenvolvimento de software educacional acessível e livre, voltado para
inclusão de pessoas com deficiências visuais. Para tal desenvolvimento, houve a interação de uma equipe multidisciplinar envolvendo inclusive os alunos e seus
professores, além de profissionais da Pedagogia e Informática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-28

Como Citar

BRUCKSCHEN, M.; RIGO, S. J.; FAGUNDES, Édina. Desenvolvimento de software educacional livre e inclusão de alunos com deficiência visual. RENOTE, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14382. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14382. Acesso em: 17 ago. 2022.