Texto Coletivo: Possibilidades e Limites no Processo de Ensino- Aprendizagem a Distância

Autores

  • Carolina Carrion Mendes
  • Gerson Luiz Millan
  • Renata Polisemi Miranda
  • Rosária Lanziotti Moraes
  • Taís Fim Alberti UFRGS
  • Patricia Alejandra Behar UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14371

Palavras-chave:

Texto coletivo - Interação – Interatividade - Cooperação - Colaboração

Resumo

O presente artigo advém de um trabalho coletivo que visa abordar a aprendizagem colaborativa/cooperativa e suas possibilidades e limites na utilização das tecnologias. O
mesmo foi desenvolvido coletivamente na disciplina Seminário Avançado: Oficinas Virtuais de Aprendizagem. Utilizamos a ferramenta ETC para escrita deste. Serão discutidas as possibilidades de construção do processo de ensino-aprendizagem a distância no desenvolvimento de um trabalho coletivo, envolvendo cooperação, colaboração, interação e interatividade. Entre as questões que se levantam pretende-se
entender essa linguagem no âmbito das práticas mediadas por tecnologias; como motivar o diálogo entre os participantes para despertar nesses sujeitos o papel de criadores e como a escolarização mediada por tecnologias pode fazer a diferença na vida profissional dos sujeitos e na sua formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Fim Alberti, UFRGS

Psicóloga, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)- Mestrado em Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Patricia Alejandra Behar, UFRGS

Doutora em Ciência da Computação, professora da Faculdade de Educação/UFRGS, da Pós- Graduação em Informática na Educação (PGIE/UFRGS) e da Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUTED/FACED/UFRGS).

Downloads

Publicado

2007-12-28

Como Citar

MENDES, C. C.; MILLAN, G. L.; MIRANDA, R. P.; MORAES, R. L.; ALBERTI, T. F.; BEHAR, P. A. Texto Coletivo: Possibilidades e Limites no Processo de Ensino- Aprendizagem a Distância. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14371. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14371. Acesso em: 19 mar. 2024.