AÇAÍ BLOG: UM BLOG PEDAGÓGICO PARA USO NA ESCOLA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Ítalo Modesto Dutra
  • Tatiana Klafke
  • Tiago Peterlevitz Zini
  • Mônica Baptista Pereira Estrázulas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14370

Palavras-chave:

educação a distância, blog, educação básica e formação de professores.

Resumo

Os uso de blogs pedagógicos ou educativos é ainda uma novidade que exige adaptações de diferentes naturezas, quer para programadores, quer para usuários, os alunos e professores dos diferentes níveis de ensino. Por essa razão, em 2003, o Laboratório de Estudos em Educação a Distância
(Le@d.CAp) iniciou o desenvolvimento de um blog, o Açaí, com o intuito de implementar um dispositivo útil às finalidades pedagógicas do Colégio de Aplicação/UFRGS (CAp), bem como às de investigação sistemática das transformações e impactos que derivam de seu uso. Desde a sua primeira versão o Açaí ofereceu um espaço para escrita compartilhada de textos (posts) aos quais é possível anexar arquivos (imagens, sons, textos, vídeo etc.) bem como receber comentários. O processo de desenvolvimento do Açaí Blog implicou a análise do seu uso em no acompanhamento de projetos de aprendizagem de crianças (Ensino Fundamental), bem como em cursos a
distância para formação continuada de educadores. Os fundamentos psicológicos e epistemológicos da teoria de Jean Piaget foram utilizados como fundamentação para a construção de determinadas funcionalidades desse sistema no que diz respeito à organização das interações dos usuários do
sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-28

Como Citar

DUTRA, Ítalo M.; KLAFKE, T.; ZINI, T. P.; ESTRÁZULAS, M. B. P. AÇAÍ BLOG: UM BLOG PEDAGÓGICO PARA USO NA ESCOLA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. RENOTE, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14370. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14370. Acesso em: 8 ago. 2022.