POSSIBILIDADES E FORMAS DE COLABORAÇÃO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Daniela Karine Ramos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14364

Palavras-chave:

colaboração, tecnologias na educação, Ensino Fundamental.

Resumo

Neste artigo discutimos os resultados de uma investigação sobre o uso de tecnologias consideradas colaborativas em ambientes escolares, junto a alunos e professores do
Ensino Fundamental, com a intenção de agregar contribuições teóricas sobre a disseminação do uso pedagógico da web. Partimos do entendimento que colaboração é uma ação social, na qual pessoas compartilham objetivos e aprendem juntas visando superar desafios e construir conhecimentos. A atividade desenvolvida priorizou ametodologia da problematização e a utilização do ambiente virtual de aprendizagem para a construção da proposta de trabalho colaborativo. O objetivo do trabalho foianalisar as possibilidades e os limites da aprendizagem colaborativa apoiada por computador no processo escolar. A partir disso, concluímos que a aprendizagem colaborativa pode tanto envolver os alunos, estimular o diálogo e a construção conjunta, como possibilitar a resolução de problemas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-28

Como Citar

RAMOS, D. K. POSSIBILIDADES E FORMAS DE COLABORAÇÃO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. RENOTE, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14364. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14364. Acesso em: 17 ago. 2022.