EditWeb: Auxiliando Professores na Autoria de Paginas Web que Respeitem Critérios de Usabilidade e Acessibilidade

Autores

  • Leila Laís Gonçalves UNESC
  • Marcelo Soares Pimenta UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14330

Palavras-chave:

ead, web, autoria, usabilidade, acessibilidade

Resumo

A medida em que os cursos à distância na Internet estão cada vez mais sofisticados e o número das páginas publicadas é cada vez maior, os autores das páginas web necessitam melhor suporte para atingir de maneira eficaz e eficiente critérios de qualidade, especialmente no que se refere à sua usabilidade e acessibilidade. De fato, professores (autores) podem sentir-se desorientados na autoria de páginas diante de tantos recursose de tantos critérios, regras e recomendações de projeto. Este artigo apresenta o EditWeb, um mecanismo de autoria especificamente projetado para guiar o autor na tarefa de projeto e de geração de páginas HTML que respeitem critérios de usabilidade e de acessibilidade. Neste artigo discutimos primeiramente a importância da usabilidade e acessibilidade na elaboração de páginas Web e então apresentamos a arquitetura e as características principais do ambiente EditWeb.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Laís Gonçalves, UNESC

Professora Especialista em Informática e Educação, Mestranda em ciência da computação PPGC – UFRGS, Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Marcelo Soares Pimenta, UFRGS

Professor do Instituto de Informática da UFRGS, Doutor em Informática, Université Toulouse 1.

Downloads

Publicado

2003-09-29

Como Citar

GONÇALVES, L. L.; PIMENTA, M. S. EditWeb: Auxiliando Professores na Autoria de Paginas Web que Respeitem Critérios de Usabilidade e Acessibilidade. RENOTE, Porto Alegre, v. 1, n. 2, 2003. DOI: 10.22456/1679-1916.14330. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14330. Acesso em: 28 set. 2022.