Recomendações Básicas para o Projeto Gráfico e Navegacional de Interfaces de Aplicações Educacionais, baseadas em Validação Experimental

Autores

  • Cora Pinto Ribeiro UFRGS
  • Marilda Spindola Chiaramonte UCS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14325

Palavras-chave:

projeto de interfaces gráficas, usabilidade, guia de recomendações

Resumo

Os guias de recomendações disponíveis para utilização no projeto de interfaces gráficas são genéricos e, além de apresentarem recomendações contraditórias, não levam em consideração o contexto da aplicação ou o perfil do usuário. Além disso, as recomendações apresentadas não se baseiam na validação experimental, embora esta seja recomendada. Este trabalho propõe um conjunto de recomendações básicas, a serem aplicadas no projeto gráfico e navegacional de interfaces de aplicações de ensino, baseadas na análise estatística de dados coletados junto aos funcionários de uma empresa de telecomunicações e a alunos universitários, participantes de cursos de ensino a distância. Os resultados obtidos já estão sendo utilizados nestas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cora Pinto Ribeiro, UFRGS

Doutora em Ciência da Computação, professora adjunta do Instituto de Informática da UFRGS.
 

Marilda Spindola Chiaramonte, UCS

Mestre em Ciência da Computação, professora do Departamento de Engenharia e Informática da UCS - Universidade de Caxias do Sul.

Downloads

Publicado

2003-09-29

Como Citar

RIBEIRO, C. P.; CHIARAMONTE, M. S. Recomendações Básicas para o Projeto Gráfico e Navegacional de Interfaces de Aplicações Educacionais, baseadas em Validação Experimental. RENOTE, Porto Alegre, v. 1, n. 2, 2003. DOI: 10.22456/1679-1916.14325. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14325. Acesso em: 6 fev. 2023.