OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DE UM GRUPOMULTIDISCIPLINAR NA CRIAÇÃO DE UM SETOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCA

Autores

  • Elisa Netto Zanette UNESC
  • Cleusa Ribeiro dos Santos UNESC
  • Graziela Fátima Giacomazzo Nicoleit UNESC
  • Patricia Jantsch Fiuza UNESC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14314

Palavras-chave:

Educação a Distancia, Equipe Multidisciplinar, Implementação, Educação Superior.

Resumo

Neste artigo apresenta-se a experiência vivenciada por um grupo
multidisciplinar na implantação da Educação a Distância (EaD) no ensino superior. Os
primeiros debates e reflexões acerca da educação a distância iniciaram em 2000,
objetivando pesquisar sobre a viabilidade e implementação dessa modalidade de
Educação na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). As reflexões
fundamentaram-se no Projeto Político Pedagógico, na missão, cultura e características
da Instituição baseando-se em uma concepção pedagógica clara e definida visando à
constituição de um espaço acadêmico de planejamento, gerenciamento e avaliação dos
projetos em EaD, em consonância com a legislação nacional vigente e os diversos
órgãos instituídos na Unesc. Esse propósito evidenciou a necessidade de outras
competências que foram sendo desenvolvidas no processo, envolvendo desde a
resignificação de paradigmas, a definição de possibilidades de desenvolvimento de
materiais didáticos privilegiando a construção coletiva e optando pelo uso de mídias
agregadas. A experiência na construção colaborativa e cooperativa do modelo
pedagógico, da escolha das teconologias e da estrutura administrativa permitiu a
evolução dos projetos a partir dos desafios, da busca da superação das dificuldades,
das soluções construídas pelo grupo podendo subsidiar futuras propostas de
implantação de EaD no Ensino Superior.

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Publicado

2007-07-06

Como Citar

ZANETTE, E. N.; SANTOS, C. R. dos; NICOLEIT, G. F. G.; FIUZA, P. J. OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DE UM GRUPOMULTIDISCIPLINAR NA CRIAÇÃO DE UM SETOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCA. RENOTE, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14314. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14314. Acesso em: 3 out. 2022.