AVALIAÇÃO FORMATIVA ASSISTIDA POR COMPUTADOR NO ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • Luís Fernando Maximo UFRGS - UNIVALI
  • André Luís Alice Raabe UFRGS - UNIVALI
  • Dante Augusto Couto Barone UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14312

Palavras-chave:

avaliação assistida por computador, ensino a distância, avaliação formativa, auto-regulação da aprendizagem, ensino de algoritmos.

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de pesquisa em andamento com foco no uso de recursos
informatizados para a tomada de decisão sobre mediação, regulação e autoregulação da
aprendizagem em contextos de ensino a distância. Tem como objetivo analisar a relação de
feedbacks e recurso de correção automática de uma ferramenta usada como subsídio para
avaliação formativa assistida por computador com a autoregulação da aprendizagem. Foram
coletados dados a partir de uma experiência com o uso de uma ferramenta de construção de
algoritmos num curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas a distância. Ao
final os dados são analisados à luz de trabalhos e teorias relacionadas ao tema e são
realizadas propostas para continuidade deste trabalho e para trabalhos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-07-06

Como Citar

MAXIMO, L. F.; RAABE, A. L. A.; BARONE, D. A. C. AVALIAÇÃO FORMATIVA ASSISTIDA POR COMPUTADOR NO ENSINO A DISTÂNCIA. RENOTE, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14312. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14312. Acesso em: 1 jul. 2022.