Seleção em formação para o curso “Gestão de Ambientes Inclusivos”

Autores

  • Flávia Amaral Rezende UNICAMP
  • Gisele Scafuro UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14308

Palavras-chave:

inclusão social, formação de tutores, simetria-invertida, ambiente virtual de aprendizagem, construcionismo, rede reflexiva in-visível.

Resumo

Discutir o papel do tutor na organização, na gestão e condução de cursos oferecidos
atualmente por meio da utilização das TIC's nos levou a idealizar a seleção em formação
de tutores-facilitadores como forma de garantir a construção de um ambiente de
aprendizagem baseado no conceito de sujeito coletivo (enquanto um ser de relações) e na
conformação de ambientes virtuais construcionistas de ensino e aprendizagem.
Partimos da experiência realizada em 2006 pela equipe do Núcleo de Educação a Distância
(NEAD) da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) na formação para seleção de
tutores-facilitadores para atuarem no curso de especialização a distância "Gestão de
Ambientes Inclusivos", a ser ofertado ao público, em agosto de 2007 no âmbito do Estado
de São Paulo. O resultado foi positivo dado o engajamento dos tutores-facilitadores
selecionados ao projeto em andamento.

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Publicado

2007-07-06

Como Citar

REZENDE, F. A.; SCAFURO, G. Seleção em formação para o curso “Gestão de Ambientes Inclusivos”. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14308. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14308. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências