Desafios do trabalho docente: mudança ou repetição

Autores

  • Elisabeth Diefenthaeler Krahe UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco UFRGS
  • Mary Lucia Pedroso Konrath UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14291

Palavras-chave:

trabalho docente, NTIC, estratégias pedagógicas

Resumo

A partir de uma conceituação teórica realizada com base nos
autores TARDIF & LESSARD, ALARCÃO e MORAN apresentam-se alguns resultados de pesquisas desenvolvidas por um grupo de pesquisadoras sobre o trabalho docente, expondo alguns desafios enfrentados no cotidiano destes profissionais a partir do uso das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC). Pretende-se também falar sobre as estratégias
pedagógicas que são planejadas e usadas por professores no uso destes recursos, analisando se estas práticas se diferenciam ou repetem o ensino tradicional através do uso de recursos tecnológicos mais antigos e conhecidos destes profissionais, tais como: quadro-negro, livros impressos, etc. O artigo pretende levantar reflexões sobre como afinal está sendo o uso dos computadores e laboratório de informática nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-12-22

Como Citar

KRAHE, E. D.; TAROUCO, L. M. R.; KONRATH, M. L. P. Desafios do trabalho docente: mudança ou repetição. RENOTE, Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14291. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14291. Acesso em: 9 dez. 2022.