PROJETOS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA PROMOVENDO TRANSFORMAÇÕES NA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA

Autores

  • Luciane Magalhães Corte Real UFRGS
  • Cleci Maraschin UFRGS
  • Margarete Axt UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14282

Palavras-chave:

informática na educação, projetos de aprendizagem, transformações na convivência.

Resumo

Este artigo parte de uma experiência de intervenção, realizada em uma Escola
Municipal de Porto Alegre, construída na interface da metodologia de Projetos de
Aprendizagem (PAs) e Tecnologias Digitais. Os participantes da experiência são alunos, na
faixa etária entre 11 a 12 anos, duas professoras, duas estagiárias de Psicologia e a
pesquisadora. A experiência foi registrada em diários de campo e em espaços de um
ambiente de aprendizagem (Teleduc), nos fóruns, bate-papos, perfis e diários de bordo. O
referencial teórico que norteou o trabalho foi a Epistemologia Genética piagetiana e a
Biologia do Conhecer de Maturana. O software N.vivo foi utilizado como ferramenta de
organização dos registros e com a finalidade de ajudar a pensar e construir a análise. As
conclusões apontam para a importância do emocionar presente na rede de conversação para
a constituição de um domínio cooperativo, transformando a convivência em domínios de
ações de aceitação da legitimidade do outro,que se operacionaliza em um processo de
descentração cognitiva e afetiva. A metodologia de PAs propiciou interações e trocas no
grupo e as Tecnologias Digitais favoreceram a interação entre os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-07-06

Como Citar

REAL, L. M. C.; MARASCHIN, C.; AXT, M. PROJETOS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA PROMOVENDO TRANSFORMAÇÕES NA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA. RENOTE, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14282. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14282. Acesso em: 30 jun. 2022.