PROJETOS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA PROMOVENDO TRANSFORMAÇÕES NA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14282Palavras-chave:
informática na educação, projetos de aprendizagem, transformações na convivência.Resumo
Este artigo parte de uma experiência de intervenção, realizada em uma EscolaMunicipal de Porto Alegre, construída na interface da metodologia de Projetos de
Aprendizagem (PAs) e Tecnologias Digitais. Os participantes da experiência são alunos, na
faixa etária entre 11 a 12 anos, duas professoras, duas estagiárias de Psicologia e a
pesquisadora. A experiência foi registrada em diários de campo e em espaços de um
ambiente de aprendizagem (Teleduc), nos fóruns, bate-papos, perfis e diários de bordo. O
referencial teórico que norteou o trabalho foi a Epistemologia Genética piagetiana e a
Biologia do Conhecer de Maturana. O software N.vivo foi utilizado como ferramenta de
organização dos registros e com a finalidade de ajudar a pensar e construir a análise. As
conclusões apontam para a importância do emocionar presente na rede de conversação para
a constituição de um domínio cooperativo, transformando a convivência em domínios de
ações de aceitação da legitimidade do outro,que se operacionaliza em um processo de
descentração cognitiva e afetiva. A metodologia de PAs propiciou interações e trocas no
grupo e as Tecnologias Digitais favoreceram a interação entre os alunos.
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Publicado
2007-07-06
Como Citar
REAL, L. M. C.; MARASCHIN, C.; AXT, M. PROJETOS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA PROMOVENDO TRANSFORMAÇÕES NA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA. RENOTE, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14282. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14282. Acesso em: 2 abr. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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