Animação de fóruns virtuais de discussão – novo caminho para a aprendizagem em EAD via web

Autores

  • Sheila da Costa Oliveira UCB
  • Gentil José Lucena Filho UCB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14279

Palavras-chave:

Fórum virtual de discussões, autoria, sentido, intervenção

Resumo

Neste artigo analisa-se o uso do fórum virtual de discussões como ferramenta midiática de ensino aprendizagem. O estudo é considerado importante, dado o notável crescimento da oferta de cursos virtuais no Brasil e no mundo. Os dados que embasaram a análise aqui apresentada foram obtidos ao  ongo de 5 semestres letivos em atividades de tutoria de um dos autores, em disciplinas de graduação e pós-graduação virtual em instituição de ensino superior, perfazendo um total de 21 fóruns estudados e 213 alunos pesquisados, juntamente com 16 tutores de áreas diversas, com predominância dos de
língua portuguesa. A metodologia consistiu na observação de campo com foco qualitativo, com relatórios parciais a cada implementação de fórum no espaço virtual das disciplinas. Como resultado, apresentam-se alternativas de uso desse recurso interativo no contexto da educação a distância via web.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila da Costa Oliveira, UCB

Doutoranda do PGIE – UFRGS – Professora Mestre da Universidade Católica de Brasília

Gentil José Lucena Filho, UCB

Professor Doutor, Coordenador do Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília.

Downloads

Publicado

2006-12-22

Como Citar

OLIVEIRA, S. da C.; LUCENA FILHO, G. J. Animação de fóruns virtuais de discussão – novo caminho para a aprendizagem em EAD via web. RENOTE, Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14279. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14279. Acesso em: 6 fev. 2023.