Pernilongo? Elimine esse zumbido da sua vida: A aprendizagem de ondas sonoras por meio das novas tecnologias

Autores

  • Rodrigo Claudino Diogo
  • Shirley Takeco Gobara

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14273

Palavras-chave:

ensino de Física, ondas sonoras, desafios, computador no ensino de Física.

Resumo

Este trabalho apresenta as análises preliminares de uma pesquisa de campo em que as tecnologias da informação e comunicação foram utilizadas como recurso educacional
para o ensino introdutório da Física do Som. O objetivo foi verificar se a seqüência elaborada na forma de desafios facilita a aprendizagem de conceitos em Física. O material foi desenvolvido tendo como base a teoria da aprendizagem significativa. Este artigo traz a análise de apenas um dos desafios, intitulado “O Pernilongo e os sons” que
foi testado pelo grupo experimental. Os resultados sugerem que o desafio testado favorece a aprendizagem e a construção do conhecimento pelo aluno, e que as tecnologias da informação e comunicação podem ser consideradas como mais um recurso a ser utilizado pelo professor para favorecer a aprendizagem de seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-28

Como Citar

DIOGO, R. C.; GOBARA, S. T. Pernilongo? Elimine esse zumbido da sua vida: A aprendizagem de ondas sonoras por meio das novas tecnologias. RENOTE, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14273. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14273. Acesso em: 30 set. 2022.