Um objeto de aprendizagem para o ensino de Química Geral

Autores

  • Bruno dos Santos Pastoriza UFRGS
  • Mara Bertrand Campos de Araujo UFRGS
  • Suzana Trindade Amaral UFRGS
  • Tania Denise Miskinis Salgado UFRGS
  • José Cláudio Del Pino UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14269

Palavras-chave:

química geral, hipertexto, objeto de aprendizagem

Resumo

Os calouros usualmente encontram dificuldades na disciplina de Química Geral. O objetivo desta proposta é o de contribuir para a melhoria da aprendizagem deles através do desenvolvimento de um hipertexto, que abrange o
conteúdo discutido na disciplina oferecida no Instituto de Química da UFRGS para os alunos dos cursos de Química, Engenharia Química e Engenharia de Materiais.
Cada assunto é apresentado através de diferentes abordagens: texto escrito e ilustrado, exercícios resolvidos e discutidos, problemas de diferentes graus de complexidade, além de informações complementares onde a relação e a integração com outros assuntos e também com a vida cotidiana podem ser feitas. Os alunos que se dispuseram a utilizar o material o avaliaram positivamente, embora muitos deles ainda apresentem resistência à utilização de métodos que usam estratégias de estudo mediadas por computador, sem a orientação de um professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-28

Como Citar

PASTORIZA, B. dos S.; ARAUJO, M. B. C. de; AMARAL, S. T.; SALGADO, T. D. M.; DEL PINO, J. C. Um objeto de aprendizagem para o ensino de Química Geral. RENOTE, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14269. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14269. Acesso em: 30 jun. 2022.