Objeto de Aprendizagem integrado a uma plataforma de educação à distância: a aplicação do COMVIA na UFRGS

Autores

  • Patricia Alejandra Behar
  • Maira Bernardi
  • Ana Paula Frozi de Castro e Souza

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14266

Palavras-chave:

Objetos de aprendizagem, Comunidades Virtuais de Aprendizagem, Educação a Distância.

Resumo

O COMVIA, é um objeto de aprendizagem sobre COmunidades VIrtuais Aprendizagem, baseado em pressupostos interacionistas. O principal objetivo do COMVIA é uma participação ativa do estudante sobre a construção de seu
conhecimento. Este objeto propõe atividades que exploram diferentes recursos tecnológicos que podem ser utilizadas em diferentes áreas. Este estudo também descreve as suas etapas de desenvolvimento, considerando os aspectos técnicos, educacionais e estéticos. O COMVIA foi utilizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especificamente em uma disciplina de pós - graduação. Para tanto, este
foi integrado a uma plataforma de Educação a Distância, utilizada pela instituição. A aplicação do COMVIA aconteceu no primeiro semestre de 2007. Os dados foram capturados utilizando a plataforma, através dos suas funcionalidades. Neste artigo são descritos os resultados deste estudo, o qual trata sobre a maneira que os alunos interagem com o COMVIA em situações de aprendizagem à distância. Também as
principais características dos objetos de aprendizagem e como podem ser integrados a plataforma virtuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-28

Como Citar

BEHAR, P. A.; BERNARDI, M.; SOUZA, A. P. F. de C. e. Objeto de Aprendizagem integrado a uma plataforma de educação à distância: a aplicação do COMVIA na UFRGS. RENOTE, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14266. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14266. Acesso em: 29 set. 2022.