Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem

Autores

  • atricia Alejandra Behar
  • Liliana Passerino
  • Maira Bernardi

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14242

Palavras-chave:

modelo pedagógico, educação a distância, objeto de aprendizagem

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão teórica em torno do conceito de modelo pedagógico para EAD e dos elementos que o compõem. Abordando elementos epistemológicos, propõe-se uma revisão do conceito de arquitetura pedagógica ampliando para o construto de modelo pedagógico. Esta discussão teórica constitui-se a base para a construção de um objeto de aprendizagem denominado ARQUEAD. Este visa ser um instrumento norteador na formação de professores para atuarem na modalidade à distância. Finalmente, apresenta-se o objeto de aprendizagem ARQUEAD desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação
(NUTED/UFRGS).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-28

Como Citar

BEHAR, atricia A.; PASSERINO, L.; BERNARDI, M. Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14242. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14242. Acesso em: 1 jul. 2022.