Reconhecimento de Estados Afetivos do Aluno em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Autores

  • Magalí Teresinha Longhi
  • Magda Bercht
  • Patricia Alejandra Behar

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14232

Palavras-chave:

reconhecimento de estados afetivos, estados de ânimo, computação afetiva, ambientes virtuais de aprendizagem.

Resumo

O presente estudo aborda a incorporação de dimensões afetivas em ambientes virtuais de aprendizagem a partir da identificação dos estados de ânimo do aluno, de modo a favorecer estratégias pedagógicas mais adequadas. A partir da revisão teórica acerca do reconhecimento de estados afetivos, apresenta-se o protótipo AnimA, direcionado à inferência de diferentes estados de ânimo durante o processo de aprendizagem. O protótipo considera as
interações do aluno com seus colegas e com o professor através das ferramentas de comunicação do ambiente virtual de aprendizagem ROODA.

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Publicado

2007-12-28

Como Citar

LONGHI, M. T.; BERCHT, M.; BEHAR, P. A. Reconhecimento de Estados Afetivos do Aluno em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14232. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14232. Acesso em: 9 ago. 2022.