O USO DA TECNOLOGIA X3D PARA O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Tiago Hopf ULBRA - Santa Maria/RS
  • Gilse Antoninha Morgental Falkembach ULBRA - RS
  • Fabrício Viero de Araújo UFSM e Faculdade Dom Alberto

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14224

Palavras-chave:

Jogos Educacionais - Realidade Virtual – X3D

Resumo

O ensino da Matemática vem se tornando uma atividade cada vez menos produtiva, sendo poucos os alunos que conseguem apropriar-se verdadeiramente deste saber. As dificuldades começam ainda nas séries iniciais. Os altos índices de reprovação e baixo desempenho dos alunos comprovam isso. Uma das alternativas para melhorar essa constatação é o uso de jogos educacionais na forma digital que podem tornar o
processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso, interessante com desafios que proporcionam divertimento enquanto ensinam. Considerando a importância de jogos para o processo de aprendizagem, este artigo tem como objetivo descrever o desenvolvimento de um jogo educativo digital, em
três dimensões utilizando a realidade virtual como recurso de ligação entre o aluno e o conteúdo didático. Para que isso seja possível, o jogo será desenvolvido a partir da
tecnologia X3D, que é uma tecnologia em ascensão na construção de mundos virtuais para a Internet. O jogo visa a ensinar os conhecimentos básicos de Matemática para
crianças das séries iniciais do ensino fundamental se constituindo em um instrumento para a construção do conhecimento.

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Publicado

2007-12-28

Como Citar

HOPF, T.; FALKEMBACH, G. A. M.; ARAÚJO, F. V. de. O USO DA TECNOLOGIA X3D PARA O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCACIONAIS. RENOTE, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14224. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14224. Acesso em: 9 ago. 2022.