MEDIATEC – Mediação Tecnológica em Espaços Virtuais para Apoio ao Professor online

Autores

  • Liliana Maria Passerino UFRGS
  • João Carlos Gluz
  • Rosa Maria Vicari UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14217

Palavras-chave:

mediação, sistemas multiagentes, modelos formais, ambientes de ensino e aprendizagem.

Resumo

Na atualidade o uso de plataformas web dedicadas ao ensino seja este presencial ou a distância é amplamente
diseminado. Essa situação gera novas necessidades para o professor, que precisa manter um acompanhamento
da  aprendizagem  dos  seus  alunos  dentro  dos  ambientes  virtuais. Por  outro  lado,  é  amplamente  aceito  que  a
mediação é uma parte  fundamental de qualquer processo educativo. Bons professores  realizam mediações de
qualidade e garantem um bom sucesso dos processos educativos em geral. Mas, estes processos costumam ser
implícitos  e  até  certo  ponto  intuitivos. O  projeto Mediatec  pretende  investigar  de  que  forma  a mediação  do
professor pode ser compartilhada por uma mediação tecnológica que "alivie" a carga do professor e contribua
no  processo  de  apropriação  de  conhecimentos. Este  projeto  surge  de  uma  trabalho  interdisciplinar  que  seus
proponentes  tem  nas  áreas  de  Interação  Social,  EAD,  Sistemas  Tutores/Ambientes  Inteligentes  de  Ensino  e
Modelos  Formais  para  cognição.  Esta  combinação  de  esforços  oferece  uma  sinergia  inédita  em  termos  de
pesquisa em ambientes inteligentes de EAD e pode dar frutos importantes tanto em termos de desenvolvimento
tecnológico quanto na investigação cognitiva. O presente artigo discute as bases teóricas do projeto e apresenta
aspectos  de  mediação  social,  processos  cognitivos  e  modelagem  de  agentes  pedagógicos  relevantes  para  a
pesquisa.

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Publicado

2007-07-06

Como Citar

PASSERINO, L. M.; GLUZ, J. C.; VICARI, R. M. MEDIATEC – Mediação Tecnológica em Espaços Virtuais para Apoio ao Professor online. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14217. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14217. Acesso em: 28 mar. 2024.