Promídia: produção de vídeos digitais no contexto educacional

Autores

  • Ariel Vargas
  • Heloísa Vieira da Rocha
  • Fernanda Maria Pereira Freire

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14199

Palavras-chave:

Software Educacional, Produção de Vídeos Digitais, Educação, Multimídia

Resumo

Nos dias de hoje a produção de vídeos digitais é uma atividade muito popular, principalmente entre

crianças e adolescentes, como se observa pelo sucesso que fazem os sites que permitem disponibilizar

vídeos na Internet. Apesar de geralmente ser desenvolvida visando o lazer e o entretenimento essa

atividade tem grande potencial educacional. Tal potencial pode ser melhor explorado se levarmos em

conta as características das atividades que compõem o processo de produção de vídeos propriamente

dito, tais como: desenvolvimento da sinopse, elaboração do roteiro, elaboração do storyboard, edição,

etc. Essas atividades, no entanto,requerem softwares que possam dar suporte a sua execução e, em um

contexto educacional, possam favorecer a visão geral de todo o processo de produção. Com o objetivo

de favorecer e estimular a produção de vídeos como atividade educacional desenvolvemos o protótipo

do Promídia que tem como objetivos: (i) auxiliar seus usuários na criação e elaboração das principais

etapas do processo de produção de vídeos, (ii) favorecer a visão global e a compreensão de todo o

processo. Dois testes foram realizados com o Promídia, com usuários com perfis diferentes, para se

observar/analisar tanto questões de usabilidade quanto questões educacionais. Os resultados mostraram

uma excelente aceitação do protótipo e confirmaram o potencial da produção de vídeo como atividade

de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2007-12-28

Como Citar

VARGAS, A.; ROCHA, H. V. da; FREIRE, F. M. P. Promídia: produção de vídeos digitais no contexto educacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14199. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14199. Acesso em: 28 mar. 2024.