Um software de autoria para a educação de surdos: integração da língua de sinais e da língua escrita

Autores

  • Carla Valentini UCS
  • Cláudia Bisol UCS
  • Marcos Casa UCS
  • Esequiel Sgorla

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14188

Palavras-chave:

ambiente informatizado de aprendizagem, formas de representação, interação, software de autoria, surdez

Resumo

Os ambientes informatizados oportunizam novas formas de interação nos contextos educacionais. Em se tratando de pessoas portadoras de necessidades educativas especiais, as tecnologias digitais podem potencializar a capacidade de comunicação e aprendizado. Este artigo apresenta o software de autoria Junctus, desenvolvido com o objetivo de favorecer a ligação entre língua de sinais e língua escrita, permitindo que duas formas distintas de representação, vídeo e texto, possam ser utilizadas simultaneamente por usuários surdos. O Junctus foi desenvolvido utilizando-se a plataforma orientada a objeto Java, que possui a biblioteca Java Media Framework (JMF) disponível para tratamento de vídeos digitais. Dois ambientes, Link-it e Transana, foram estudados para o desenvolvimento desse software. Apresentamos as funcionalidades do ambiente e um cenário de interação no qual um usuário surdo produz uma narrativa em língua de sinais, cria um texto escrito desta mesma narrativa e utiliza o software para fazer a ligação entre texto e imagem, aprimorando sua habilidade, para a escrita. Ao integrar estes dois códigos lingüísticos através do software, o usuário pode estabelecer novas relações, compreender as diferenças e criar estratégias próprias de uso dessas duas línguas. Discute-se ainda aplicações possíveis do software em
projetos de pesquisa e em contextos educativos.

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Publicado

2006-12-22

Como Citar

VALENTINI, C.; BISOL, C.; CASA, M.; SGORLA, E. Um software de autoria para a educação de surdos: integração da língua de sinais e da língua escrita. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14188. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14188. Acesso em: 28 mar. 2024.