Recurso digital para apoio ao aprendizado de Biologia Celular e Tecidual

Autores

  • Tatiana Montanari UFRGS
  • Maria Isabel Timm UFRGS
  • Gabriela Trindade Perry UFRGS
  • Leonardo Lisbôa da Motta UFRGS
  • Sofia Louise Santin Barilli UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14179

Palavras-chave:

biologia celular, objeto de aprendizagem, informática na educação, ensino de ciência e tecnologia, tecnologia educacional.

Resumo

É apresentado o processo de elaboração de um Atlas digital para ser usado como
apoio didático-pedagógico pelos alunos das disciplinas de Biologia Celular e Tecidual
(Histologia) dos cursos das Ciências Biológicas e da Saúde, em aulas convencionais, no
estudo extra-classe ou em cursos à distância. O Atlas contém fotografias de células e seus
constituintes, dos tecidos e dos órgãos. As imagens foram obtidas ao microscópio de luz ou
eletrônico de preparados usados nas aulas práticas ou de material de pesquisa. São
acompanhadas de legendas explicativas e podem ser acessadas pelos tópicos do conteúdo
(célula - tecidos - sistemas), por busca por palavra e de uma lista geral das imagens
disponíveis. A concepção pedagógica do Atlas foi baseada na descrição da inteligência
naturalista, um tipo de processamento de informações fundamentado sobre o
reconhecimento e a categorização de espécies, necessário a alunos e profissionais da área de
Biologia. Ambas as atividades cognitivas viabilizam, no caso do Atlas, a identificação
visual e a associação entre a morfologia e a função das células, dos tecidos e dos órgãos. No
planejamento do Atlas, foram privilegiadas as possibilidades de visualização e comparação,
a partir das quais serão desenvolvidas atividades pedagógicas.

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Publicado

2007-07-06

Como Citar

MONTANARI, T.; TIMM, M. I.; PERRY, G. T.; MOTTA, L. L. da; BARILLI, S. L. S. Recurso digital para apoio ao aprendizado de Biologia Celular e Tecidual. RENOTE, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14179. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14179. Acesso em: 7 jul. 2022.