As Construções Microgenéticas e o Design em Robótica Educacional

Autores

  • Daniel de Queiroz Lopes UFRGS
  • Lea da Cruz Fagundes UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14150

Palavras-chave:

robótica educacional, construtivismo, epistemologia genética

Resumo

A partir da Epistemologia Genética de Jean Piaget, analisamos o papel do design nas construções microgenéticas dos esquemas conceituais envolvidos em projetos realizados em ambiente de robótica educacional. Discutimos a atividade de design como elemento necessário ao processo criativo, capaz de sustentar o desenvolvimento de ações com alto grau de
significação em relação aos projetos desenvolvidos. Apontamos a compreensão acerca das construções microgenéticas como fundamental para qualificar as aprendizagens e para caracterizar uma proposta construtivista, fornecendo subsídios teóricos que justifiquem a implementação de projetos na área de robótica educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-12-22

Como Citar

LOPES, D. de Q.; FAGUNDES, L. da C. As Construções Microgenéticas e o Design em Robótica Educacional. RENOTE, Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14150. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14150. Acesso em: 9 fev. 2023.