CARTOLA: objeto de aprendizagem voltado à escrita escolar na indissociabilidade entre produção de sentidos e construção do conhecimento

Autores

  • Evandro Alves UFRGS
  • Andrei Thomaz
  • Cíntia Nunes
  • Margarete Axt

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14125

Palavras-chave:

escrita, tecnologias digitais, produção de sentidos, construção de conhecimento, alfabetização.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar a pesquisa a respeito da construção da
segunda versão do objeto de aprendizagem Cartolai
o qual permite a escrita e reescrita
de textos, com a possibilidade de interações coletivas entre os alunos. Apresentamos as
mudanças em relação à primeira versão, que permitem um maior grau de interação por
parte dos professores e alunos no ambiente, com o desenvolvimento de recursos de
adaptação do objeto de aprendizagem desenvolvido pelo professor. Os resultados
parciais apontam que o Cartola conectado a práticas pedagógicas que enfatizam o
aprendizado da escrita mediante a construção textual, pode ser um espaço de escrita que
favorece a criatividade, enquanto fomento ao pensamento divergente, a produção de
sentidos e a construção do conhecimento no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-07-17

Como Citar

ALVES, E.; THOMAZ, A.; NUNES, C.; AXT, M. CARTOLA: objeto de aprendizagem voltado à escrita escolar na indissociabilidade entre produção de sentidos e construção do conhecimento. RENOTE, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14125. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14125. Acesso em: 27 jan. 2023.