CARTOLA: objeto de aprendizagem voltado à escrita escolar na indissociabilidade entre produção de sentidos e construção do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14125Palavras-chave:
escrita, tecnologias digitais, produção de sentidos, construção de conhecimento, alfabetização.Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar a pesquisa a respeito da construção dasegunda versão do objeto de aprendizagem Cartolai
o qual permite a escrita e reescrita
de textos, com a possibilidade de interações coletivas entre os alunos. Apresentamos as
mudanças em relação à primeira versão, que permitem um maior grau de interação por
parte dos professores e alunos no ambiente, com o desenvolvimento de recursos de
adaptação do objeto de aprendizagem desenvolvido pelo professor. Os resultados
parciais apontam que o Cartola conectado a práticas pedagógicas que enfatizam o
aprendizado da escrita mediante a construção textual, pode ser um espaço de escrita que
favorece a criatividade, enquanto fomento ao pensamento divergente, a produção de
sentidos e a construção do conhecimento no ambiente escolar.
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Publicado
2006-07-17
Como Citar
ALVES, E.; THOMAZ, A.; NUNES, C.; AXT, M. CARTOLA: objeto de aprendizagem voltado à escrita escolar na indissociabilidade entre produção de sentidos e construção do conhecimento. RENOTE, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14125. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14125. Acesso em: 27 jan. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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