Criando uma plataforma para Projetos de Aprendizagem: desafios e reflexões no desenvolvimento do AMADIS

Autores

  • Juliano de Vargas Bittencourt
  • James Zortéa
  • Lilian Junqueira
  • Robson Mendonça
  • Marcus Vinícius Basso
  • Léa da Cruz Fagundes
  • Crediné Silva de Menezes
  • Rosane Aragon de Nevado

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14119

Palavras-chave:

ambientes virtuais de aprendizagem, educação a distância, desenvolvimento de projetos de aprendizagem, ferramentas de autoria.

Resumo

A plataforma virtual de aprendizagem AMADIS tem como objetivo suportar o trabalho
por uma pedagogia de “Projetos de Aprendizagem” de forma presencial e a distância.
Desta forma, ela afasta-se de um modelo de plataformas centradas na realização de
cursos e na publicação de materiais. A implementação de uma ferramenta para projetos
tem criado inúmeros novos problemas de design que não se restringem à questão de
usabilidade, mas se relacionam principalmente com a coerência do sistema com sua
proposta pedagógica e epistemológica. Este artigo relata alguns dos desafios que a
equipe do LEC/UFRGS vem enfrentando na pesquisa relacionada ao desenvolvimento
da plataforma, bem como algumas das soluções encontradas e das reflexões geradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-07-17

Como Citar

BITTENCOURT, J. de V.; ZORTÉA, J.; JUNQUEIRA, L.; MENDONÇA, R.; BASSO, M. V.; FAGUNDES, L. da C.; MENEZES, C. S. de; NEVADO, R. A. de. Criando uma plataforma para Projetos de Aprendizagem: desafios e reflexões no desenvolvimento do AMADIS. RENOTE, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14119. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14119. Acesso em: 30 jan. 2023.