O ALUNO VIRTUAL: UMA OFICINA COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM SEMI-PRESENCIAL

Autores

  • Eunice Maria Mussoi PMSM
  • Maria Lucia Pozzatti Flores Ulbra-SM
  • Patricia Alejandra Behar UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14078

Palavras-chave:

Aluno Virtual. Aprendizagem On-line. E-Learning.

Resumo

Este artigo relata a experiência que as autoras tiveram no planejamento e na aplicação
da oficina “O Aluno Virtual”. A oficina foi planejada baseada em teorias de vários
pesquisadores na área da aprendizagem on-line, desenvolvida através de aulas
presenciais e à distância. Os trabalhos resultantes desta oficina foram à construção
colaborativa de um formulário sobre o perfil do aluno virtual e artigos sobre este tema,
desenvolvidos por pequenas equipes e apresentados resumidamente na seção 3. Essa
experiência contribuiu, também, para confirmar que o professor e o tutor devem
desenvolver estratégias para melhor conhecer o seu aluno e promover a participação
ativa dele no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Alejandra Behar, UFRGS

Doutora em Ciência da Computação, professora da Faculdade de Educação/UFRGS, da Pós- Graduação em Informática na Educação (PGIE/UFRGS) e da Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUTED/FACED/UFRGS).

Downloads

Publicado

2009-06-19

Como Citar

MUSSOI, E. M.; FLORES, M. L. P.; BEHAR, P. A. O ALUNO VIRTUAL: UMA OFICINA COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM SEMI-PRESENCIAL. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.14078. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14078. Acesso em: 1 jul. 2022.