Análise das interações em ambientes virtuais de aprendizagem: uma possibilidade para avaliação da aprendizagem em EAD

Autores

  • Patrícia Scherer Bassani
  • Patricia Alejandra Behar

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14044

Palavras-chave:

ambientes virtuais de aprendizagem, educação a distância, avaliação da aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta para a avaliação da aprendizagem em
ambientes virtuais, baseando-se na análise das interações dos sujeitos participantes de
um curso à distância. A proposta de um modelo para o mapeamento das interações em
um ambiente virtual de aprendizagem teve como eixo norteador a concepção
construtivista-interacionista de aprendizagem e culminou com a implementação da
ferramenta interROODA, incorporada o ambiente ROODA. A validação do modelo foi
realizada a partir dos dados coletados por meio desta ferramenta, durante o ano de 2005.
A partir dos dados coletados, buscou-se delinear possibilidades de interpretação das
interações mapeadas, à luz do modelo proposto, de forma a potencializar os processos
de avaliação da aprendizagem na modalidade de educação a distância

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-07-17

Como Citar

BASSANI, P. S.; BEHAR, P. A. Análise das interações em ambientes virtuais de aprendizagem: uma possibilidade para avaliação da aprendizagem em EAD. RENOTE, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14044. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14044. Acesso em: 28 jan. 2023.