Desenvolvimento de Recomendações de Acessibilidade e Usabilidade para Ambientes Virtuais de Aprendizagem Voltados para o Usuário Idoso

Autores

  • Michel Kramer Borges de Macedo UFSC
  • Alice Theresinha Cybis Pereira UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14035

Palavras-chave:

Acessibilidade. Usabilidade. Idoso. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Educação a Distância.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi desenvolver recomendações de acessibilidade e usabilidade para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s) voltados para usuários idosos como estratégia em torná-los acessíveis e de fácil uso aos idosos, que na grande maioria, apresentam declínios de ordem cognitiva, sensorial e física que decorrem da idade. Apesar de nem sempre serem considerados deficientes, estes declínios podem afetar a interação destes com as tecnologias de informação e comunicação, incluindo-se nestas, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, conhecidos por propiciarem uma aprendizagem mais autônoma, dinâmica e personalizada, podem ser uma via promissora para a educação dos idosos. Foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, tendo como base a análise da interface da plataforma de Educação a Distância (EaD) - Moodle através da aplicação das técnicas de análise contextual: observação do usuário e grupo focal. Foram traçadas a partir desta pesquisa recomendações de acessibilidade e usabilidade. A intenção destas recomendações é aumentar a facilidade de acesso e uso dos AVA’s por idosos, e conseqüentemente, gerar uma procura de cursos à distância mediados por esta tecnologia, possibilitando uma interação entre os idosos e o acesso a novos conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-19

Como Citar

MACEDO, M. K. B. de; PEREIRA, A. T. C. Desenvolvimento de Recomendações de Acessibilidade e Usabilidade para Ambientes Virtuais de Aprendizagem Voltados para o Usuário Idoso. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.14035. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14035. Acesso em: 1 dez. 2022.