ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PARA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14031Palavras-chave:
Aprendizagem de Matemática, Educação à distância, Ambientes de Aprendizagem, InteraçãoResumo
Neste artigo apresentamos o relato e resultados de uma pesquisa realizada no Departamento de Matemática e Estatística da Universidade de Caxias do Sul,envolvendo estudantes de Cálculo Diferencial e Integral. A mesma constituiu-se, basicamente, na criação, utilização e análise de um ambiente de aprendizagem implementado e utilizado durante três edições do Programa em Educação à Distância para a Melhoria das Condições de Aprendizagem de Matemática. Realizamos uma investigação aplicada sobre a real possibilidade de fundamentar uma proposta pedagógica diferenciada, a partir da criação de estratégias que permitissem interferir na melhoria dos processos de ensino-aprendizagem de Matemática. Buscamos desenvolver um modo educativo, através do qual fosse possível proporcionar
condições de aprendizagem em ambiente que se diferenciasse dos que se caracterizam pela transmissão de informações e conteúdos, e primasse por ações reflexivas, por formas de pensar que propiciam a compreensão de conceitos e idéias matemáticas, através da qualidade das atividades promovidas e dos recursos utilizados. Confirmamos essa possibilidade criando um ambiente para educação à distância incrementado por recursos que permitem a comunicação e a realização de atividades que promovem a construção de uma cultura informatizada e um saber cooperativo, por ações que privilegiam a interação.
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Publicado
2005-11-17
Como Citar
LIMA, I. G. de; SAUER, L. Z. ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PARA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.14031. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14031. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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