ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PARA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Isolda Giani de Lima UCS
  • Laurete Zanol Sauer UCS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14031

Palavras-chave:

Aprendizagem de Matemática, Educação à distância, Ambientes de Aprendizagem, Interação

Resumo

Neste artigo apresentamos o relato e resultados de uma pesquisa realizada no Departamento de Matemática e Estatística da Universidade de Caxias do Sul,
envolvendo estudantes de Cálculo Diferencial e Integral. A mesma constituiu-se, basicamente, na criação, utilização e análise de um ambiente de aprendizagem implementado e utilizado durante três edições do Programa em Educação à Distância para a Melhoria das Condições de Aprendizagem de Matemática. Realizamos uma investigação aplicada sobre a real possibilidade de fundamentar uma proposta pedagógica diferenciada, a partir da criação de estratégias que permitissem interferir na melhoria dos processos de ensino-aprendizagem de Matemática. Buscamos desenvolver um modo educativo, através do qual fosse possível proporcionar
condições de aprendizagem em ambiente que se diferenciasse dos que se caracterizam pela transmissão de informações e conteúdos, e primasse por ações reflexivas, por formas de pensar que propiciam a compreensão de conceitos e idéias matemáticas, através da qualidade das atividades promovidas e dos recursos utilizados. Confirmamos essa possibilidade criando um ambiente para educação à distância incrementado por recursos que permitem a comunicação e a realização de atividades que promovem a construção de uma cultura informatizada e um saber cooperativo, por ações que privilegiam a interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isolda Giani de Lima, UCS

Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade de Caxias do Sul; Doutora em Informática na Educação.

Laurete Zanol Sauer, UCS

Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade de Caxias do Sul. Doutora em Informática na Educação.

Downloads

Publicado

2005-11-17

Como Citar

LIMA, I. G. de; SAUER, L. Z. ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PARA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.14031. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14031. Acesso em: 18 abr. 2024.