APRENDIZAGEM COM MOBILIDADE (M-LEARNING) NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Paulo Gaspar Graziola Junior UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14018

Palavras-chave:

aprendizagem com mobilidade, tecnologias móveis sem fio. práticas pedagógicas. ensino. aprendizagem.

Resumo

Este artigo relata resultados de uma pesquisa na qual propus investigar
“como as Tecnologias Móveis Sem Fio (TMSF) podem contribuir para práticas
pedagógicas numa perspectiva dialógica, colaborativa e cooperativa”. Como recorte,
esse artigo contempla as implicações do uso das TMSF nos processos de ensino e
aprendizagem, uma das unidades de análise. A metodologia utilizada foi estudo de caso
– entendendo as práticas pedagógicas com o uso das TMSF no contexto da
aprendizagem com mobilidade como o caso a ser pesquisado. Assim, a partir da análise
de duas situações de práticas pedagógicas, a primeira com o Grupo de Sistemas de
Informação (GSI) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, por meio de observação
direta e, a segunda com um grupo de Secretariado da área de Ciências Humanas, da
mesma universidade. Os resultados são válidos para provocar a reflexão de
professores/orientadores sobre a necessidade de desenvolver práticas pedagógicas
capazes de dar conta das especificidades relacionadas ao processo de ensino e de
aprendizagem nessa modalidade, superando o paradigma educacional vigente e
estando mais perto do contexto dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-19

Como Citar

GRAZIOLA JUNIOR, P. G. APRENDIZAGEM COM MOBILIDADE (M-LEARNING) NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.14018. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14018. Acesso em: 26 nov. 2022.