Vídeo e Ação: a Matemática na solução de Mistérios

Autores

  • Fabiana Fattore Serres UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso UFRGS
  • Luiz Davi Mazzei Cap-UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14006

Palavras-chave:

cooperação, vídeos, aprendizagem, matemática

Resumo

Esse trabalho apresenta uma experiência pedagógica na qual os alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública são motivados às aulas de Matemática a partir
da exibição de episódios da série Num3ers. Utilizando como mote a abordagem apresentada na série, propusemos aos alunos a solução um mistério, partindo de pistas às quais só tinham acesso resolvendo desafios e enigmas matemáticos. Esses desafios utilizavam tanto conceitos matemáticos que os alunos dominavam quanto utilizavam lógica, raciocínio dedutivo e o estabelecimento de relações e observações. Constatamos que essa atividade proporcionou aos alunos um exercício no qual o trabalho cooperativo, a discussão e a argumentação, permitiram que os estudantes construíssem
conceitos de matemática ao mesmo tempo em que eles estabelecessem a ideia que a matemática não se constitui numa disciplina que somente adquire sentido no ambiente
escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-19

Como Citar

SERRES, F. F.; BASSO, M. V. de A.; MAZZEI, L. D. Vídeo e Ação: a Matemática na solução de Mistérios. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.14006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14006. Acesso em: 28 mar. 2024.