Em busca de uma proposta metodológica para o desenvolvimento de software educativo colaborativo

Autores

  • Patricia Scherer Bassani
  • Liliana M. Passerino
  • Paulo R. Pasqualotti
  • Marcelo Iserhardt Ritzel

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13998

Palavras-chave:

software educativo, desenvolvimento de software, colaboração.

Resumo

Apesar da existência de metodologias para especificação de sistemas computacionais

consolidadas na área de Computação e Informática, o caráter diferenciado do

 

software

educativo vem impulsionado a investigação nesta área, em busca de uma proposta que

contemple, além dos aspectos computacionais, também os aspectos educacionais, de

interface e colaboração. O presente artigo apresenta uma proposta metodológica para o

desenvolvimento de

 

software educativo colaborativo. Este estudo considera a análise

das especificidades dos

 

softwares educativos em relação aos de aplicação comercial e

industrial, bem como as diferentes metodologias de desenvolvimento propostas pela

área de engenharia de

 

software. Esta metodologia está sendo validada na construção do

ambiente PALCO (Portal Acessível para Linguagem Colaborativa), atualmente em

desenvolvimento pelo Grupo de Pesquisa de Tecnologias de Informação do Centro

Universitário Feevale.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-07-17

Como Citar

BASSANI, P. S.; PASSERINO, L. M.; PASQUALOTTI, P. R.; RITZEL, M. I. Em busca de uma proposta metodológica para o desenvolvimento de software educativo colaborativo. RENOTE, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.13998. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13998. Acesso em: 6 fev. 2023.