O PROCESSO DE INTERAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE NARRATIVAS, PRODUÇÃO TEXTUAL E ESCRITA COLABORATIVA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM FIBROSE CÍSTICA, EM ISOLAMENTO HOSPITALAR

Autores

  • Eliane Lourdes da Silva Moro
  • Lizandra Brasil Estabel
  • Lucila Maria Costi Santarosa
  • Fernando Antônio de Abreu e Silva

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13989

Palavras-chave:

Informática na Educação. Inclusão Social e Digital. Interação. Pessoas comNecessidades Educacionais Especial. Fibrose Cística.

Resumo

Este artigo apresenta um projeto inédito no âmbito hospitalar sobre o uso de

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), o processo de interação, as narrativas, a

produção textual e a escrita colaborativa por crianças e adolescentes, internadas no Hospital

de Clínicas de Porto Alegre(HCPA) em quartos com restrição. Os sujeitos participantes são

doentes crônicos, com Fibrose Cística (FC) considerados Pessoas com Necessidades

Educacionais Especiais (PNEEs) excluídas temporariamente da sociedade em que vivem e do

ambiente digital. Pretende-se verificar de que forma o uso das Tecnologias de Informação e de

Comunicação (TICs) em AVAs possibilitam a terapêutica e a inclusão social, informacional e

digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-07-17

Como Citar

MORO, E. L. da S.; ESTABEL, L. B.; SANTAROSA, L. M. C.; SILVA, F. A. de A. e. O PROCESSO DE INTERAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE NARRATIVAS, PRODUÇÃO TEXTUAL E ESCRITA COLABORATIVA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM FIBROSE CÍSTICA, EM ISOLAMENTO HOSPITALAR. RENOTE, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.13989. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13989. Acesso em: 11 ago. 2022.