INTERAÇÃO COM AFETO: APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Ana Vilma Tijiboy UFRGS
  • Eliane Almeida Pereira UFRGS
  • Lediane Raquel Woiciechoski UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13986

Palavras-chave:

Afetividade, Formador à Distância, Tutor à Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Resumo

Este estudo aborda as ações afetivas adotadas por formadores e tutores em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e discute a importância dessas ações na Educação a Distância. O contexto do estudo foi uma turma do Programa de Informática na Educação Especial (Proinesp), curso à distância oferecido pelo
Ministério da Educação para professores que atuam na educação especial. O ambiente virtual de aprendizagem utilizado foi o e TelEduc e a metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso. Como fonte de dados trabalhou-se com a ferramenta diário de bordo, onde se verificou as ações afetivas nas interações entre formadores/tutores e alunos. Ao longo da investigação surgiram cinco categorias que foram denominadas de: ações afetivas de concordância, apoio e incentivo, empatia, elogio e agradecimento e reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-19

Como Citar

TIJIBOY, A. V.; PEREIRA, E. A.; WOICIECHOSKI, L. R. INTERAÇÃO COM AFETO: APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13986. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13986. Acesso em: 8 fev. 2023.