O Uso de Ferramentas Estratégicas como Suporte à Gestão do Conhecimento na Educação.

Autores

  • Denize Demarche Minatti Ferreira UFSC
  • Jacqueline Keller UFSC
  • Jacqueline Stumm UFSC
  • Neri dos Santos UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13976

Palavras-chave:

tecnologia da informação, ferramentas estratégicas, gestão do conhecimento, educação.

Resumo

A gestão do conhecimento é um recurso estratégico para a sociedade e tem sua essência pautada no conhecimento e na disseminação deste. Dessa forma, a transferência de conhecimento é de fundamental importância para a evolução dos indivíduos, das organizações e conseqüentemente da sociedade. Dentro desta perspectiva, a produção, preservação e disseminação do conhecimento é um desafio que também deve ser encarado no ambiente educacional, por este ser reconhecido como local de produção e transferência de conhecimento tornando-se necessário fornecer meios de acesso a estes dados à comunidade acadêmico-científica. Tais ações estão ligadas, dentre outras formas, ao uso das Tecnologias da Informação (TI) que podem fornecer suporte a gestão do conhecimento no âmbito da educação. Nesse sentido, este artigo objetiva a descrição de três ferramentas que podem ser utilizadas para gerir conhecimento no âmbito da educação. Como resultado de uma pesquisa bibliográfica, o
artigo ressalta a necessidade das escolhas das ferramentas de TI e tem como foco o contexto operacional da instituição, as pessoas envolvidas no processo e principalmente o objetivo da instituição de ensino com o seu uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-19

Como Citar

FERREIRA, D. D. M.; KELLER, J.; STUMM, J.; DOS SANTOS, N. O Uso de Ferramentas Estratégicas como Suporte à Gestão do Conhecimento na Educação. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13976. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13976. Acesso em: 29 nov. 2022.