Objeto de aprendizagem digital para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Técnico em Informática

Autores

  • Lisandro Lemos Machado UPF
  • Juliano Tonezer da Silva UPF

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13953

Palavras-chave:

Objetos de aprendizagem, Interação, Ensino técnico

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade realizar um estudo sobre objetos de aprendizagem digitais, que são módulos de informação autônomos, utilizados para auxiliar e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, atuando como recursos
interativos. Realizou-se, em primeiro lugar, uma análise de sua definição e de suas principais características, buscando-se destacar seus pontos mais relevantes. Posteriormente, foi desenvolvido um módulo sobre montagem de computadores,
destinado ao auxílio das aulas de um Curso de Ensino Técnico em Informática, a fim de colocar em prática os resultados obtidos. Por fim, procedeu-se a uma análise de sua aplicação, obtendo-se algumas conclusões a respeito de sua utilização como material de
apoio ao ensino.

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Biografia do Autor

Lisandro Lemos Machado, UPF

Professor do Curso Técnico em Informática da Escola Estadual de Educação Profissional João de Césaro; pósgraduando em Informática Aplicada à Educação pela Universidade de Passo Fundo;

Juliano Tonezer da Silva, UPF

Professor orientador, doutorando em Informática na Educação e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; professor do curso de Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo.

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Publicado

2005-11-17

Como Citar

MACHADO, L. L.; SILVA, J. T. da. Objeto de aprendizagem digital para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Técnico em Informática. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13953. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13953. Acesso em: 29 jun. 2022.