Aprendendo Matemática com Robótica
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13943Palavras-chave:
robótica educacional, aprendizagem em matemática, mecanismosResumo
No Ensino Fundamental convencional, a Matemática é pouco explorada, valorizando definições em relação ao raciocínio investigativo. No Projeto Amora vivenciamos o ensino e aconstrução dos conceitos através das Assessorias de Matemática, nas quais são feitas atividades com jogos e material concreto; Interação Virtual, com software, e com a Robótica, na qual via utilização de kits Lego Mindstorms desenvolvemos atividades com alunos de 10 a 12 anos,
buscamos construir conceitos de Matemática e de Física. Nosso objetivo é introduzir e fazê-los refletir sobre conteúdos expostos aritmeticamente e geometricamente em nível de quinta e sexta série do ensino fundamental, tais como números positivos e negativos, frações, rigidez de formas geométricas e lógica. Entre os inúmeros desafios na realização do projeto, destacou-se o nível de conhecimento diferenciado entre os educandos, visto que nas Assessorias do Projeto
Amora, jovens de quintas e sextas séries partilham o mesmo ambiente concomitantemente. Nesse trabalho apresentamos uma alternativa para despertar o interesse dos alunos para a
aprendizagem via utilização de equipamentos para robótica, com o kit Lego Mindstorms, além de noções de lógica de programação possíveis de serem ensinadas e aprendidas por alunos com a idade citada.
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Publicado
2005-11-17
Como Citar
FAGUNDES, C. A. N.; POMPERMAYER, E. M.; BASSO, M. V. de A.; JARDIM, R. F. Aprendendo Matemática com Robótica. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13943. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13943. Acesso em: 27 mar. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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